O portefólio digital como suporte à aprendizagem
12-03-2013 09:071. Processo de criação do portefólio
Este site foi criado no âmbito da unidade curricular Tecnologia e Comunicação Educacional II, pelas discentes: Andreia Sofia Silva a64994, Ângela Oliveira Alves a68266 e Carla Pereira Gomes a68269 do 1º ano da Licenciatura em Educação da Universidade do Minho.
Temos como principal objetivo a criação de um portefólio digital onde vão ser divulgadas as atividades, propostas pela docente Lia Raquel Oliveira e, realizadas nesta unidade curricular.
2. Dificuldades e soluções encontradas
Assim que a nossa cara docente deu a conhecer as atividades a serem realizadas nesta unidade curricular, ao ínicio ficamos relativamente receosas porque apesar de trabalharmos diariamente com as novas tecnologias, os elementos do grupo têm mais conhecimento a nível das redes sociais como Facebook, o passado Hi5 e ainda o atual tumblr.
O grupo considerou a criação de um blog mas achamos mais desafiador a criação de um site em que conseguíssemos desenvolver as nossas competências tecnológicas mas a verdade é que tem sido bastante complicado porque apesar de ser recente, é totalmente diferente do que estamos habituadas a trabalhar. A nossa primeira dificuldade foi a postagem de fotografias e vídeos, como videos do Youtube, mas foi com muita persistência que conseguimos descobrir como fazê-lo mas assim que o conseguimos, foi fácil e prosseguimos à realização de outras tarefas. Apesar de um dos obstáculos ter sido ultrapassado, surgiu um outro "problema": como colocar uma fotografia como papel de fundo do site e colocar uma música para que a vossa visita ao nosso site seja mais convidativa mas infelizmente ainda não seguimos resolver essas duas questões e caso saibam como fazê-lo, agradecíamos que nos enviassem as vossas sugestões para o nosso endereço eletrónico: edum1213tce@gmail.com.
Confessamos que chegamos a pensar em voltar à ideia inicial, isto é, repensar a criação do blog, nomeadamente no blogspot, mas como não recusámos desafios, nada melhor do que levar até ao fim este processo de aprendizagem e sem dúvida, processo enriquecedor.
Inevitavelmente, ao longo da nossa vida, seja na vida real ou virtual, vão surgir obstáculos mas são eles que nos permitem desenvolver as nossas competências e capacidades que no futuro nos tornarão mais eficazes e sábios.
3. Potencial destes ambientes para aprender
De facto, a educação é a base formadora de toda e qualquer sociedade. Antigamente, ela era composta por um professor ativo e pelos alunos passivos, ou seja, o docente era o possuidor do conhecimento e detentor de todo o saber. Mas não só, havia ainda a educação dos pais, nomeadamente o primeiro contato com a aprendizagem, mais especificamente com o comportamento, com a maneira de se vestir e etc.
A verdade é que, com o passar dos anos, a revolução da tecnologia transformou a forma de ensino pois os meios de comunicação como a rádio e a televisão têm influenciado e muito a formação das crianças e sem dúvida que o computador e a internet desempenham um papel fulcral no desenvolvimento educacional dos mais pequenos.
As tecnologias no processo de ensino, quando são acompanhadas e bem orientadas, proporcionam não só um grande conhecimento como uma infinita fonte de construção e inclusão social.
Como diz Keckhove (1997), “como nômadas telemáticos libertamo-nos dos constrangimentos de uma coincidência histórica entre o espaço e o tempo e ganhamos o poder de estar em todos os lugares sem sairmos do lugar”.
No entanto, com tantas inovações e possibilidades individuais de aprendizagem, questiona-se este distanciamento pessoal que pode tornar as pessoas mais distantes e introspetivas. Visto que as relações sociais são um ponto-chave para a educação, cabe aos professores terem atenção a estas inovações da sociedade para que a afetividade não seja substituída pela tecnologia.
Concluindo, as tecnologias da educação, se forem bem utilizadas, são grandes aliadas da educação pois possibilitarão uma aprendizagem eficaz e rápida. Sendo assim, se se fizer uma correta utilização da informática, certamente que teremos um futuro bastante promissor na área do desenvolvimento humano.