Blogue

O portefólio digital como suporte à aprendizagem

12-03-2013 09:07

1. Processo de criação do portefólio

    Este site foi criado no âmbito da unidade curricular Tecnologia e Comunicação Educacional II, pelas discentes: Andreia Sofia Silva a64994, Ângela Oliveira Alves a68266 e Carla Pereira Gomes a68269 do 1º ano da Licenciatura em Educação da Universidade do Minho.
    Temos como principal objetivo a criação de um portefólio digital onde vão ser divulgadas as atividades, propostas pela docente Lia Raquel Oliveira e, realizadas nesta unidade curricular.

2. Dificuldades e soluções encontradas

    Assim que a nossa cara docente deu a conhecer as atividades a serem realizadas nesta unidade curricular, ao ínicio ficamos relativamente receosas porque apesar de trabalharmos diariamente com as novas tecnologias, os elementos do grupo têm mais conhecimento a nível das redes sociais como Facebook, o passado Hi5 e ainda o atual tumblr.
    O grupo considerou a criação de um blog mas achamos mais desafiador a criação de um site em que conseguíssemos desenvolver as nossas competências tecnológicas mas a verdade é que tem sido bastante complicado porque apesar de ser recente, é totalmente diferente do que estamos habituadas a trabalhar. A nossa primeira dificuldade foi a postagem de fotografias e vídeos, como videos do Youtube, mas foi com muita persistência que conseguimos descobrir como fazê-lo mas assim que o conseguimos, foi fácil e prosseguimos à realização de outras tarefas. Apesar de um dos obstáculos ter sido ultrapassado, surgiu um outro "problema": como colocar uma fotografia como papel de fundo do site e colocar uma música para que a vossa visita ao nosso site seja mais convidativa mas infelizmente ainda não seguimos resolver essas duas questões e caso saibam como fazê-lo, agradecíamos que nos enviassem as vossas sugestões para o nosso endereço eletrónico: edum1213tce@gmail.com. 
    Confessamos que chegamos a pensar em voltar à ideia inicial, isto é, repensar a criação do blog, nomeadamente no blogspot, mas como não recusámos desafios, nada melhor do que levar até ao fim este processo de aprendizagem e sem dúvida, processo enriquecedor.
    Inevitavelmente, ao longo da nossa vida, seja na vida real ou virtual, vão surgir obstáculos mas são eles que nos permitem desenvolver as nossas competências e capacidades que no futuro nos tornarão mais eficazes e sábios. 

3. Potencial destes ambientes para aprender

    De facto, a educação é a base formadora de toda e qualquer sociedade. Antigamente, ela era composta por um professor ativo e pelos alunos passivos, ou seja, o docente era o possuidor do conhecimento e detentor de todo o saber. Mas não só, havia ainda a educação dos pais, nomeadamente o primeiro contato com a aprendizagem, mais especificamente com o comportamento, com a maneira de se vestir e etc.
    A verdade é que, com o passar dos anos,  a revolução da tecnologia transformou a forma de ensino pois os meios de comunicação como a rádio e a televisão têm influenciado e muito a formação das crianças e sem dúvida que o computador e a internet desempenham um papel fulcral no desenvolvimento educacional dos mais pequenos.
    As tecnologias no processo de ensino, quando são acompanhadas e bem orientadas, proporcionam não só um grande conhecimento como uma infinita fonte de construção e inclusão social.
    Como diz Keckhove (1997), “como nômadas telemáticos libertamo-nos dos constrangimentos de uma coincidência histórica entre o espaço e o tempo e ganhamos o poder de estar em todos os lugares sem sairmos do lugar”.
    No entanto, com tantas inovações e possibilidades individuais de aprendizagem, questiona-se este distanciamento pessoal que pode tornar as pessoas mais distantes e introspetivas. Visto que as relações sociais são um ponto-chave para a educação, cabe aos professores terem atenção a estas inovações da sociedade para que a afetividade não seja substituída pela tecnologia.
    Concluindo, as tecnologias da educação, se forem bem utilizadas, são grandes aliadas da educação pois possibilitarão uma aprendizagem eficaz e rápida. Sendo assim, se se fizer uma correta utilização da informática, certamente que teremos um futuro bastante promissor na área do desenvolvimento humano.

Implicações das TIC em rede na Sociedade: visão prospetiva.

15-03-2013 10:35
Análise e comentário reflexivo do filme EPIC 2014

    O vídeo EPIC 2014, mostra-nos a realidade dos nossos tempos, isto é, o poder que a World Wide Web (w.w.w.) exerce nas nossas vidas através da evolução que tem vindo a sofrer desde a sua criação que ocorrera a 1989. Surpreende-nos o facto dos acontecimentos serem previstos mas essa proeza mostra o poder de dominação que determinadas organizações terão no controlo e difusão da informação.
    Atualmente, presenciamos a era da “Web 2.0”, onde a Internet tem um papel fulcral no quotidiano de muitas pessoas. Os utilizadores têm tanta oferta, nomeadamente através das aplicações práticas e inovadoras que apenas com um clique, têm acesso a tudo que pretenderem.
    A verdade é que o utilizador é o principal agente de mudança no seu comportamento e na forma como utiliza as aplicações e os seus conteúdos, fazendo com que o mundo da Internet “domine” de uma forma tão implícita. Isto é, o próprio utilizador pode, também, parecer uma “máquina”, pronta a criar, transformar, desenvolver novas ideias, comportamentos, conceitos e práticas. No entanto, percebemos que diversos setores da sociedade são afetados. É óbvio que uns de forma mais positiva do que outros.
    No que diz respeito ao campo da educação, desenvolveram-se novos conceitos e práticas ligados aos modos de ensino e de aprendizagem. Contudo, esta era também desperta uma reflexão mais crítica acerca das suas repercussões na vida dos indivíduos. É importante ter presente o uso das novas tecnologias na educação, já que estas permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimento. É ainda importante educar a população para o uso destas ferramentas, sendo fulcral ter bom senso no uso das mesmas, não nos deixar dominar por estas máquinas e nunca esquecer os nossos valores sociais.

Aconselhamos o visionamento deste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4OZ-ANCEchM

Não têm nada a perder. Muito pelo contrário, só têm a ganhar!